Câmara realiza Reunião Ordinária

Matérias

A Câmara Municipal de Itabaiana, após a Sessão Solene de Abertura, realizou sua primeira Reunião Ordinária deliberativa. Esta ocorreu na noite do dia 12 de Fevereiro, conforme Regimento Interno, que estabelece a terça-feira e o horário, para a realização das Reuniões Ordinárias.

Todos os Parlamentares se fizeram presentes na Reunião Ordinária, contou-se ainda com a presença de munícipes e da imprensa, para acompanhar a abertura dos trabalhos, de fato. Esta foi à primeira Reunião, onde o Sistema de Votação Eletrônico e o Painel funcionaram. Seguindo os trâmites regimentais, a Ata da Sessão Anterior foi lida discutida e posta em votação. Posteriormente as matérias que constaram no expediente do dia, foram lidas, discutidas e encaminhadas para as Comissões, as que devem assim proceder, conforme Regimento Interno.

Fez uso da palavra no Expediente do Dia, o Vereador Josinaldo, onde fez à leitura dos requerimentos de sua autoria, e na exposição do Requerimento 001/2019 o mesmo expôs as dificuldades e a necessidade da população que residem no Conjunto Habitacional Deputado Adauto Pereira de Lima, assim como o Saneamento Básico do Mesmo.

O Vereador Jânio, no uso de sua palavra, discorreu acerca de seus requerimentos e apresentou os fatos ocorridos em anos passados inerentes aos fatos ocorridos, referentes a enchentes e outros fatos apresentados. Defendeu ainda o Requerimento que faz veemente apelo quanto aos motos taxistas do Município de Itabaiana.

O Vereador Ubiratan, fez uso da palavra, para discutir os requerimentos, o mesmo declarou que as mentiras ditas muitas vezes acabam sendo verdade. Então é preciso esclarecer os fatos. Em sua fala, trouxe percentuais de recursos existentes nos Bancos para as Academias da Saúde, todavia encontram-se sub judice.

O Vereador Suélyo, líder do Governo, no uso da palavra, discutiu os requerimentos apresentados pelo Vereador Jânio de Santana, destacando que desde que o Prefeito Dr. Lúcio assumiu, o mesmo vem fazendo diversas obras, declarou. As obras que estão sendo realizadas, segundo o Parlamentar, a população estão satisfeita, pois a mesma alega que o bem é o bem coletivo.

O Vereador Rodrigo, no uso de sua palavra saudou a todos os presentes e a imprensa, fazendo uso da mesma, a fim de esclarecer alguns pontos. Declarou que, os requerimentos que estão sendo feitos na Casa, foram muitos deles promessas de campanha do atual Gestor, quando fazia parte da base, o mesmo declarava que iria resolver em breve. Vamos fiscalizar, cobrar e parabenizar quando o Chefe do Executivo quando acertar.

O Vereador José Cláudio, discorreu acerca de seus requerimentos e solicitou que seja reeditado o Requerimento prestando homenagem ao Ex-Prefeito Caxias, afim de que se torne coletivo. Solicitou por meio de Requerimento, que seja implantado um restaurante popular, que o mesmo esteja vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Humano. “Vejo que a Secretaria de Desenvolvimento Humano é inoperante. No início da gestão iniciaram a entrega de sopão, parou e agora está sendo retomado”, declarou o Vereador.

Na Sessão de Tema Livre, conforme determina o Regimento Interno da Casa, os Vereadores fizeram uso da palavra. O Vereador Luiz Antônio, questionou os Vereadores e convidou para que sejam proativos para observar o Prefeito, e os recursos que vem para o município. O Vereador José Cláudio, apresentou fatos encontrados quanto à denúncia encontrada e protocolada em face do Prefeito Dr. Lúcio. O Vereador Rodrigo, foi à tribuna, alegando que não apresentou nenhum requerimento nesta primeira Reunião Ordinária, haja vista do tempo para protocolar os mesmos.

No uso da palavra, o Vereador Pedro José da Silva, saudou a todos os vereadores presentes. E no uso da tribuna, trouxe alguns esclarecimentos, talvez que não seja no conhecimento de todos. A questão do não adesivamento do veículo da Câmara está embasada na lei 1.081 de 13/04/1950, estando ela em vigor, assegurando ao representante dos poderes, a isenção do adesivamento do carro do gabinete, os demais carros da prefeitura e da câmara municipal, deverão necessariamente ser adesivados.

As matérias constantes na ordem do dia foram aprovadas por unanimidade dos Presentes. Veja como votou cada vereador, clicando aqui.