Indicações legislativas são aprovadas em sessão ordinária.

Matérias

Em mais uma sessão ordinária ocorrida na Câmara Municipal de Juripiranga na noite desta segunda-feira dia 03 de abril, vereadores discutiram e analisaram matérias em pauta da Casa Legislativa.

Todos os vereadores marcaram presença.

A pauta consistiu na leitura e análise das seguintes matérias:

– Indicação 01/23, do gabinete do vereador José Cláudio Cândido da Silva, que solicita a gestão municipal, para que sejam implantadas câmeras nas escolas e cercas elétricas de proteção nos muros escolares;

– Indicação 02/23, do gabinete do vereador José Cláudio Cândido da Silva, que solicita a gestão municipal, para que seja providenciado um espaço exclusivo para atendimentos às pessoas com deficiências.

Ambas as indicações foram submetidas a discussão e, não havendo contestações, foram levadas a votação e aprovadas por unanimidade.

No Grande Expediente, o vereador José Cláudio (Claudinho) agradeceu aos colegas vereadores pela aprovação unânime de suas indicações, justificando as proposituras como de fundamental importância para a população.

O vereador Neto Félix usou a palavra para mostrar repúdio a atitude do presidente da Câmara na sessão anterior que segundo ele utilizou de abuso de poder, não cedendo a fala ao vereador Sérgio Cabral. Também cobrou mais uma vez os gastos com a alimentação do site da Câmara Municipal. Por fim pediu explicações ao presidente Gilberto Veloso sobre as críticas feitas pelo mesmo a respeito da entrega de tablets na educação do município.

O vereador Sérgio Cabral falou que em nenhum momento desrespeitou os colegas vereadores e que apenas fez uma cobrança sobre o uso dos recursos públicos nas obras da Câmara, ressaltando que o seu papel é de fiscalizar o dinheiro que não é dele e sim do povo

O vereador Edson Manoel dos Anjos aproveitou a sua fala para agradecer a gestão municipal por atender três indicações de sua solicitação que estão sendo executadas no município. Também corroborou com os colegas de situação, apoiando a gestão municipal no caso do aluguel dos tablets.

O vereador Marinaldo Lima em sua fala destacou que faz política sem subestimar os adversários, respeitando à todos, mas desempenhando firmemente a função de fiscalizar tanto o Executivo quanto o Legislativo. Justificou a sua ausência na sessão anterior por conta de questões ligadas à sua saúde. Falando especificamente para o seu colega vereador Roberto Júnior, que se estivesse na sessão anterior teria aprovado a sua indicação. Defendeu a locação dos tablets dizendo que o prefeito Tom Maroja preza pelo respeito ao dinheiro público, dizendo que o mesmo fez um investimento em educação que dará resultado a população em breve. Também defendeu o presidente da Casa, vereador Gilberto Veloso, que não concedeu uma parte em sua fala ao vereador Sérgio Cabral na sessão anterior, reforçando que o mesmo tem prerrogativa para tanto e assim, tem todo o direito de fazê-lo. Por fim, parabenizou a gestão municipal por realizar a entrega dos peixes da Semana Santa na próxima quinta-feira dia 06 de abril, fazendo a distribuição indistintamente a todos.

O presidente Gilberto Veloso usou a sua fala para justificar e assegurar que goza de liberdade de conceder a parte ou não, amparado pelo regimento interno da Casa. Respondeu sobre as recorrentes cobranças em plenário sobre a atualização no site da Câmara, dizendo que nos anos de 2021 e 2022, ocorreram mudanças no cargo de secretário da Casa e que isso justifica algumas lacunas no portal. No entanto, lembrou que as contas públicas de sua gestão a frente da Casa, foram aprovadas pelo Tribunal de Contas. Voltou a afirmar que não concorda com o aluguel dos tablets por parte da gestão municipal e que tem o direito de discordar, ressaltando que o melhor seria a compra dos referidos equipamentos. Parabenizou a ação de ciclistas neste último domingo na cidade, que realizou uma Pedalada Beneficente, com o intuito de arrecadar alimentos para a população mais pobre e que ações deste tipo precisam acontecer cada vez mais.