Na noite desta última segunda-feira dia 11 de novembro de 2024, a Câmara Municipal de Juripiranga realizou mais uma sessão ordinária para analisar matérias em trâmite na Casa.
Dos nove vereadores de mandato, apenas o vereador Sérgio Cabral não compareceu à sessão, mas justificou a sua ausência.
PAUTA
Os vereadores presentes discutiram e analisaram as seguintes matérias:
PL020/2024, que dispõe sobre as modificações do programa de ações governamentais da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), do município de Juripiranga, para o exercício de 2025 e dá outras providências;
PL021/24, que dispõe sobre as modificações do programa de ações governamentais do Plano Plurianual (PPA), do município de Juripiranga para o período de 2022 a 2025 e dá outras providências;
PL022/24, que autoriza a abertura de crédito especial no orçamento do exercício de 2024 e dá outras providências.
Medida Provisória 04/2024, que dispõe sobre a concessão do Abono Fundeb aos profissionais da educação básica do município de Juripiranga, na forma que especifica.
Os projetos de lei acima referidos estavam em trâmite na Casa e depois de serem analisados pelas comissões competentes tiveram seus pareceres emitidos pelas mesmas favoravelmente, o que os tornou aptos para serem discutidos em plenário. Com isso, os PLs 020, 021 e 022/24 foram submetidos a discussão e, não sendo levantado nenhum questionamento por parte dos vereadores, os mesmos foram colocados para votação em dois turnos e aprovados por unanimidade.
A MP 04/2024 foi encaminhada para as comissões competentes emitirem os seus pareceres posteriormente.
GRANDE EXPEDIENTE
No Grande Expediente, o vereador Marinaldo Lima usou o seu tempo de fala para fazer uma indicação oral ao Poder Executivo Municipal para que implemente uma casa de apoio a crianças especiais, dotada de todas as condições estruturais e de profissionais qualificados no município de Juripiranga, a exemplo de uma casa de apoio já existente no município de Pedras de Fogo, para dar comodidade e agilidade no acompanhamento destas crianças e suas famílias. Por fim, agradeceu aos colegas vereadores pela aprovação dos projetos de lei na sessão, destacando os pontos principais de cada um deles e os benefícios para a população com a aprovação dos mesmos, exaltando o compromisso da Casa Legislativa Municipal com os anseios do povo.
O presidente Gilberto Veloso usou a sua fala para reiterar o seu compromisso em trabalhar honesta e dignamente pelos juripiranguenses, dizendo também que terminará o seu mandato à frente da Casa de cabeça erguida, com a certeza que deu o seu melhor pelo povo. Ainda informou aos colegas vereadores que a galeria de gabinetes já entregues aos mesmos, homenageará uma figura pública do município de destaque, dando nome ao espaço, sugerindo que a homenagem seja feita ao ex-vereador e ex-prefeito Arnaldo Mouzinho da Silva, um político que deixou seu legado e sua história no município de Juripiranga. O vereador Marinaldo Lima pediu uma parte na fala do presidente Gilberto Veloso, que foi concedida para parabenizá-lo pela iniciativa, dando seu total apoio. E assim encerrou a sessão, prometendo apresentar a indicação formal da homenagem na próxima sessão, convidando a todos para estarem presentes na próxima segunda-feira dia 18 de novembro, no mesmo horário.