A Câmara Municipal de Juripiranga realizou na noite desta segunda-feira dia 14 de outubro mais uma sessão ordinária relativa ao ano legislativo, a primeira após o pleito eleitoral municipal. Com a exceção do vereador Caio da Costa Araújo, que não compareceu, justificando a sua ausência, os demais vereadores compareceram à sessão.
PAUTA
- Votação dos pareceres acerca do PL013/2024, que solicita abertura de crédito especial para obras do Campo Society;
- Leitura do PL016/2024, que dá nome ao Campo Society;
- Leitura do PL019/2024, que dispõe sobre o orçamento municipal do exercício de 2025.
O PL013/2024 teve seus pareceres emitidos favoravelmente pelas comissões competentes e assim foram levados a discussão em plenário, não gerando questionamentos, sendo colocados em votação e aprovados por unanimidade, habilitando o projeto em si, que levado a plenário para votação, foi aprovado por unanimidade em duas votações, seguindo o rito da Casa. O referido projeto de lei foi encaminhado para a sanção do prefeito.
GRANDE EXPEDIENTE
No Grande Expediente, o vereador Marinaldo Lima da Silva, eleito vice-prefeito na chapa do atual prefeito Tom Maroja, reeleito para um novo mandato no último dia 06 de outubro, lembrou da tramitação do PL013/2024, que já se encontrava sendo analisado há cerca de dois meses e que o legislativo municipal tem compromisso com as matérias enviadas pelo executivo. O mesmo também fez questão de falar da dinâmica da política, onde lembrou que perdeu as eleições em 2016, mas que saiu de cabeça erguida, atribuindo aquele insucesso as traições políticas. Falou também do seu respeito com os adversários políticos. Agradeceu à todos pela vitória, em especial, sua família, seus eleitores que sempre acreditaram nele, assim como o prefeito Tom Maroja. Por fim, se direcionou ao presidente Gilberto Veloso, dizendo que nunca teve divergências com o mesmo, a não ser um pequeno desentendimento há cerca de quinze dias, mas que isso faz parte da política, encerrando sua fala dizendo que foi um prazer conviver neste mandato com todos os vereadores, tanto de situação como de oposição.
O vereador Sérgio Cabral, que foi reeleito vereador para mais um mandato, agradeceu a população de Juripiranga pelo voto de confiança, sobretudo aos seus cabos eleitorais pela grande vitória. Relembrou da sua trajetória de mais de 15 anos sempre ao lado de Tom Maroja e de suas vitórias em pleitos anteriores. Destacou a expressiva votação do prefeito reeleito, Tom Maroja, com mais de 1800 votos de diferença ante ao adversário. Incentivou a população a participar mais das sessões da Câmara e que sempre procurem os vereadores para reivindicar os seus direitos. Encerrou a sua fala se colocando à disposição da população, reiterando que irá trabalhar ainda mais pelo povo.
O vereador Neto Félix, que também foi reeleito para mais um mandato, usou a tribuna para agradecer pelo votos que consagraram sua vitória e a do prefeito Tom Maroja. Relembrou que na última sessão ordinária havia falado para um grupo de oposicionistas que se faziam presentes no plenário que não serviria de “palhaço” naquela ocasião e que em 08 dias, estaria no plenário comemorando a vitória do seu prefeito, que de fato ocorreu, agradecendo aos eleitores de Juripiranga pela vitória de seu grupo político.
O vereador também reeleito, Elton José, agradeceu pela vitória, lembrando que não foi fácil sair da oposição, aderir a situação, e ainda assim ser reeleito novamente como o mais votado, atribuindo o êxito ao trabalho que desenvolve junto ao povo de Juripiranga. O vereador Neto Félix, pediu uma parte e novamente queixou-se de interrupções do microfone em sua fala, criticando a equipe técnica da transmissão da sessão.
O vereador José Cláudio Cândido, que não foi reeleito neste pleito, parabenizou aos colegas pela vitória, assim como os novos vereadores que irão assumir a partir de janeiro de 2025. Felicitou o prefeito Tom Maroja pela expressiva vitória e se colocou à disposição do povo de Juripiranga, sempre.
O presidente Gilberto Veloso em sua fala, inicialmente parabenizou o vereador Marinaldo Lima pela vitória como vice na chapa do prefeito reeleito Tom Maroja, assim como felicitou aos colegas vereadores que obtiveram êxito nas últimas eleições municipais. Justificou a derrota de sua chapa considerando o pleito comparável à um jogo, sendo que os vitoriosos souberam jogar melhor e venceram. Por fim, agradeceu pontualmente ao ex-prefeito Dr Paulo Dália pela caminhada onde estiveram juntos, dizendo que foi uma honra estar ao lado dele neste grande desafio. Encerrou assim a sessão, convidando a todos para a sessão ordinária que ocorrerá na próxima segunda-feira dia 21 de outubro, às 19h30min, no plenário desta Casa Legislativa.