Projetos de Lei são aprovados em segunda votação na última sessão ordinária do primeiro semestre.

A Câmara Municipal de Juripiranga realizou nesta segunda-feira dia 27 de maio, a última sessão ordinária do primeiro semestre, referente ao ano legislativo da Casa.

Na sessão, todos os vereadores compareceram.

Em pauta, os seguintes projetos de Lei em trâmite:

Projeto de Lei Nº 006, de 02 de abril de 2024, que abre crédito especial para a Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Desportos de Juripiranga, visando o Incentivo e Promoção de Eventos e Atividades Artísticas e Culturais;

Projeto de Lei Nº 007, de 02 de abril de 2024, que abre crédito especial para a Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Desportos de Juripiranga, para dar apoio à entidades religiosas e culturais para a conservação e manutenção do patrimônio histórico;

Projeto de Lei Nº 010, de 02 de abril de 2024, que dispõe sobre a LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias do município;

Projeto de Lei Nº 012, de 02 de abril de 2024, que abre crédito especial para a Secretaria Municipal de Educação, visando a aplicação dos recursos do precatório do FUNDEF.

Os referidos projetos de Lei, de autoria do Poder Executivo, já haviam sido colocados em primeira votação na sessão anterior, tendo sido aprovados por unanimidade. Submetidos no plenário a segunda votação, os projetos de lei foram aprovados mais uma vez por unanimidade, sendo encaminhados para a sanção do prefeito.

No Grande Expediente, o vereador Edson Manoel dos Anjos falou solicitou a Mesa Diretora permissão para se ausentar por conta de outros compromissos, sendo concedida a sua retirada.

O vereador Marinaldo Lima agradeceu aos companheiros pela a aprovação das matérias em trâmite, destacando que as mesmas beneficiam grande parte da população do município, exaltando o empenho da gestão municipal em promover o desenvolvimento da cidade. Por fim, falou que apesar da boa intenção da presidência da Casa em construir e entregar os gabinetes aos vereadores, o mesmo acredita que a obra se tornará um “elefante branco”, uma vez que dificilmente os parlamentares usarão as instalações, considerando que a grande maioria atende a população em suas próprias residências. Para o vereador, a obra foi um desperdício de dinheiro público. O presidente Gilberto Veloso pediu uma parte na fala do vereador Marinaldo Lima, sendo atendido, para dizer que discorda da fala do mesmo, dizendo que com o atual orçamento, vai dar manutenção as salas para os parlamentares utilizarem como quiserem, arrematando em sua fala que acha injusto o presidente da Casa ter gabinete e os vereadores, não.

O vereador José Cláudio Cândido em sua fala, celebrou a limpeza da pauta de matérias em trâmite na Casa dentro do primeiro semestre e, apesar do recesso parlamentar, se colocou à disposição da Câmara e da população a qualquer momento, apoiando o que for melhor para o município.

O vereador Caioca parabenizou os colegas de plenário pela união em prol do povo de Juripiranga, destacando o trabalho do presidente Gilberto Veloso à frente da Câmara Municipal de Juripiranga.

O presidente Gilberto Veloso usou a sua fala para dizer que entende o posicionamento dos colegas vereadores, ressaltando que é normal haver discordância de pensamento, pois vivemos numa democracia. Por fim, explicou que apesar da Câmara Municipal de Juripiranga estar entrando em recesso, a parte administrativa continuará funcionando normalmente, convidando todos os vereadores presentes e o público em geral para presenciar a entrega dos gabinetes aos parlamentares.