Em reunião realizada na noite desta segunda-feira dia 10 de abril, vereadores participaram de mais uma sessão ordinária na Câmara Municipal de Juripiranga.
Todos os vereadores estiveram presentes.
Em pauta, a apresentação dos pareceres das Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização e a de Justiça e Redação sobre o Projeto de Lei Complementar 001/2023, que autoriza o chefe do Poder Executivo Municipal a reduzir valor percentual de alíquota incidente em imóveis de uso residencial, alterando os artigos 85, 138, 187, art 4º B, 193, 2A 209, 3º e 236 da Lei Complementar 614/17, ambos pareceres favoráveis. O Projeto de Lei Complementar foi então submetido ao plenário para discussão e, sem contestações, foi colocado em votação em primeiro turno e aprovado por unanimidade. Seguindo o rito da Casa, a sessão foi suspensa por 30 minutos, de acordo com o tempo regimental. Em segundo turno, foi novamente levado a discussão e mais uma vez sem questionamentos, foi colocado em votação e aprovado por unanimidade.
No Grande Expediente, o vereador Marinaldo Lima parabenizou a Casa pela aprovação do Projeto de Lei Complementar 001/2023, assim como elogiou a iniciativa da gestão municipal pela matéria aprovada, destacando a importância da mesma para a população em geral que precisar sanar pendências com seus imóveis na cidade. Aproveitou a sua fala também para defender a gestão municipal diante das acusações de que os peixes entregues na Semana Santa tenham sido repassados para a população apodrecidos, explicando que em alguns casos, alguns lotes podem ter perdido o gelo, dizendo que é praticamente impossível acondicionar 9 toneladas de peixe sem perder alguns, mas que mesmo assim, as pessoas que voltaram para devolver, receberam outros em perfeitas condições, dizendo ainda que jamais o prefeito Tom Maroja permitiria distribuir produtos de baixa qualidade a população.
O vereador Caio da Costa (Caioca) usou a tribuna para agradecer a todos que o parabenizaram por seu aniversário neste último domingo dia 09 de abril, em especial ao presidente Gilberto Veloso, que tem mostrado segundo ele um grande amigo.
O presidente Gilberto Veloso usou a palavra para repercutir a polêmica sobre a entrega dos peixes na Semana Santa em Juripiranga, dizendo que de fato o peixe não estava todo estragado, mas diante da grande repercussão na cidade através das redes sociais com a publicação por parte da população de vídeos e depoimentos nas redes sociais é inevitável constatar de que havia peixe estragado sim e que segundo ele isso aconteceu por falta de planejamento, transporte e acondicionamento por parte da gestão municipal. Também aproveitou para noticiar que foi notícia em vários meios de comunicação do estado que a cidade de Juripiranga está entre as cidades que obtiveram nota zero em transparência pública segundo o Tribunal de Contas do Estado. Ele aproveitou esta informação para lembrar que em sessões anteriores foi indagado por determinado vereador da situação sobre a falta de transparência relativa ao ano de 2021 do portal da Câmara e que, após a cobrança, o endereço eletrônico da Casa foi atualizado. Aproveitou para cobrar o referido vereador, que da mesma forma que ele fiscalizou o site da Câmara, faça o mesmo com site da Prefeitura, encerrando em seguida a sessão.