Câmara de Juripiranga realiza sessão ordinária, analisando diversas projetos de Lei em trâmite no expediente.

Na noite desta segunda-feira dia 12 de setembro, a Câmara Municipal de Juripiranga abriu o seu plenário para mais uma sessão ordinária, com o objetivo de analisar vários projetos de lei em trâmite na Casa.

Com a exceção do vereador Elton José, que não compareceu, mas justificou a sua ausência, os demais vereadores compareceram à sessão.

Em pauta, diversos projetos de lei de autoria do Poder Executivo Municipal que se encontram tramitando na Casa Legislativa, que foram:

– Leitura do PL0018/2022, que autoriza a Fazenda Pública Municipal a conciliar, transigir e celebrar acordos entre processos administrativos judiciais;

– Pareceres da Comissão de Justiça e Redação e a de Urbanismo e Infraestrutura em relação ao PL009/2022, que define novo perímetro urbano da cidade de Juripiranga;

– Pareceres da Comissão de Justiça e Redação e a de Urbanismo e Infraestrutura e a de Finanças, Orçamento e Fiscalização em relação ao PL013/2022, que altera os nexos de metas e prioridades da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e abre crédito adicional especial na LOA (Lei Orçamentária Anual) de 2022.

Feita a leitura do PL018/2022, o mesmo foi encaminhado para as comissões competentes emitirem os seus pareceres.

Os pareceres das comissões acerca dos PL009/2022 e PL013/2022, foram emitidos favoravelmente aos referidos projetos, sendo levados ao plenário para serem discutidos e, não havendo discussão foram colocados em votação e aprovados por unanimidade. Desta forma o PL009/2022 e o PL013/2022 ficaram habilitados para serem discutidos e apreciados na sessão. Levados a discussão, os mesmos não foram questionados por nenhum vereador e assim foram colocados em primeira votação no plenário, sendo aprovados por unanimidade. Obedecendo o rito da Casa, a sessão foi interrompida pelo tempo regimental de 30 minutos. Cumprido o tempo, a Mesa Diretora retomou os trabalhos e, em segunda votação, aprovou por unanimidade os projetos de Lei acima citados, que foram encaminhados para a sanção do prefeito.

No Grande Expediente, o vereador Sérgio Cabral usou a tribuna para enaltecer a realização do desfile de 7 de setembro, promovido pela Prefeitura de Juripiranga, destacando a participação no evento da Escolinha de Futebol JD, do popular João Dari, que segundo ele abrilhantou ainda mais a celebração. Parabenizou a gestão municipal pela aquisição de um trator, fruto de uma emenda parlamentar 200 mil reais do deputado Aguinaldo Ribeiro e que vai beneficiar o homem do campo. Celebrou também a disponibilização de uma emenda de 1 milhão e duzentos mil reais para a aquisição de duas retroescavadeiras e outra emenda de 750 mil reais para a compra de uma caçamba. O mesmo ainda falou sobre a forma de como eram utilizados os tratores na gestão municipal anterior, que segundo ele favoreciam muitas vezes os próprios funcionários que operavam as máquinas, que por sua vez, não zelava pela manutenção dos equipamentos.

O vereador José Félix da Silva Neto em sua fala também parabenizou a realização do desfile cívico de 7 de setembro, destacando a estrutura disponibilizada no evento para a população, proporcionando conforto à quem foi presenciar a celebração. No entanto, lamentou as condições do asfalto da Avenida Brasil, explicando que a Prefeitura de Juripiranga teve que fazer um trabalho paliativo de tapa-buracos para não comprometer o evento. Fez uma cobrança ao Governo do Estado da Paraíba para realize a reforma do asfalto, que segundo ele, ainda não foi realizado por questões políticas.

O presidente Gilberto Veloso usou a palavra para dizer que não admite que servidores além de não prestarem um bom serviço, ainda não zelem pelo patrimônio público, independentemente de qualquer que seja a gestão municipal. Disse também estar atento para denunciar o mau uso das máquinas, se caso aconteçam. Por fim, parabenizou e agradeceu a união da Casa na aprovação dos projetos de Lei que de fato beneficiem a população, encerrando, assim a sessão ordinária.