PL016/22 que cria o piso dos agentes de saúde de Juripiranga é aprovado por unanimidade em sessão extraordinária na Câmara Municipal

Sempre atenta aos anseios da população juripiranguense, a Câmara Municipal de Juripiranga abriu as suas portas na noite desta sexta-feira dia 15 de julho para a realização de uma sessão extraordinária onde a prioridade era analisar e deliberar sobre o projeto de lei, que instituía o piso dos agentes comunitários de saúde e de endemias no município. Na ocasião, todos os vereadores marcaram presença. Vários ACS e ACEs também estiveram presentes em plenário para acompanhar os trabalhos sobre o tema de fundamental importância para a categoria. De início, foram apresentados os pareceres da Comissão de Justiça e Redação acerca do PL016/22, de autoria do Poder Executivo Municipal, que dispõe sobre o reajuste do incentivo financeiro referente ao exercício profissional dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate a endemias, que foram emitidos de forma favorável ao projeto, ratificando a sua aprovação. Em comum acordo entre todos os vereadores, foi então realizado a análise e votação dos pareceres, que não tendo questionamentos, foram aprovados por unanimidade, habilitando o PL016/22 a ser a analisado e votado em plenário. Colocado em discussão, o referido projeto de lei não foi questionado pelos vereadores e assim, levado a votação em primeiro turno, o mesmo foi aprovado por unanimidade. Cumprindo o rito da Casa Legislativa, a sessão foi pausada por 30 minutos para a segunda parte da votação. Cumprido o tempo protocolar, o PL016/22 foi votado pela segunda vez e aprovado por unanimidade, sendo então encaminhado para a sanção do prefeito. No Grande Expediente, os vereadores, José Félix da Silva Neto, Marinaldo Lima da Silva, Edson Manoel dos Anjos e José Cláudio Cândido em seus discursos festejaram a aprovação do projeto de lei, destacando a luta da categoria pela conquista do direito, além de exaltarem o empenho e a sensibilidade dos Poderes Executivo e Legislativo Municipais em abraçar a causa, evidenciando também a importância do SUS e do trabalho na linha de frente dos ACS e ACEs na manutenção da saúde das famílias. Representando a voz das categorias contempladas, o agente comunitário de saúde Gênesis Martins agradeceu a sensibilidade dos poderes executivo e legislativo municipais, além da Câmara e Senados Federais e enalteceu os 11 anos de luta da categoria que culminaram com a efetivação das funções e agora com a instituição do piso salarial. Agradeceu ao prefeito por colocar em regime de urgência o PL016/22 em tramitação na Câmara Municipal, que por sua vez também foi parabenizada por receber e dar celeridade na matéria, ainda que a Casa Legislativa esteja em período de recesso, mostrando o seu compromisso com a categoria e com a população. Por fim, disse que a luta dos ACS e ACEs continua por melhores condições de trabalho. O presidente da Casa, vereador Gilberto Veloso, enalteceu a disponibilidade dos vereadores em aprovar matéria de tamanha importância, destacando que a união dos poderes beneficia diretamente a população de Juripiranga. Parabenizou os profissionais de saúde beneficiados com o novo piso salarial que segundo ele, são merecedores de tal conquista porque trabalham com amor ao que fazem.