Sessão ordinária tem PL012/22 aprovado e prestação de contas da SMS

Na noite desta segunda-feira dia 16 de maio, dando prosseguimento ao ano legislativo da Câmara Municipal de Juripiranga, vereadores se reuniram em mais uma sessão ordinária.

Com a exceção dos vereadores Marinaldo Lima e Elton José, que justificaram suas ausências, os demais marcaram presença.

Em pauta o PL012/2022, de autoria do Poder Executivo Municipal, que solicita abertura de crédito adicional especial no orçamento vigente. A matéria se encontrava em trâmite na Comissão de Finanças, orçamento e fiscalização da Casa Legislativa que ao final emitiu parecer favorável ao referido projeto de lei.

O parecer acerca do projeto de lei foi lido em plenário e submetido a análise e discussão pelos vereadores. Não havendo quem quisesse discutir, o parecer foi colocado em votação e aprovado por unanimidade, tornando o supracitado projeto de lei apto à ser discutido e votado. O mesmo foi submetido a discussão e, não havendo questionamentos, foi levado a votação em dois turnos, com intervalo regimental entre ambos de 30 minutos. Nas duas votações, o PL012/2022 foi aprovado por unanimidade, sendo encaminhado para a sanção do prefeito.

Na sequência da reunião, não havendo vereador quisesse usar a tribuna no Grande Expediente, o presidente da Casa, vereador Gilberto Veloso convidou o secretário de saúde de Juripiranga, Jammes Wallysom Ferreira de Araújo, abrindo espaço para que o mesmo pudesse apresentar a prestação de contas da sua pasta durante o exercício de 2021. O secretário abriu os trabalhos explicando a importância da audiência pública dentro de uma sessão ordinária da Câmara Municipal para prestar contas das receitas e despesas da Secretaria Municipal de Saúde do ano anterior, ressaltando a apresentação como uma forma destas referidas contas serem submetidas ao conhecimento do Poder Legislativo e da população, promovendo a transparência das ações administrativas da gestão em saúde do município. Durante cerca de uma hora, o secretário excursionou pelas despesas e receitas da saúde municipal, dando detalhamentos sobre a origem dos recursos investidos, assim como também apresentado os investimentos, explicando cada um deles.

Ao final, o secretário mais uma vez agradeceu o espaço cedido pela Câmara Municipal, na pessoa do presidente Gilberto Veloso, se colocando à disposição da Casa Legislativa e da população, buscando melhorias para a saúde pública da cidade.