Câmara de Juripiranga realiza mais uma sessão ordinária.

Na noite desta segunda-feira, dia 17 de abril, a Câmara de Vereadores de Juripiranga abriu suas dependências para mais uma sessão ordinária, dando continuidade ao ano legislativo na Casa Caio Correia de Araújo.

Com a exceção dos vereadores Caio da Costa (Caioca), José Cláudio (Claudinho) e Marinaldo Lima, que não compareceram, mas justificaram suas ausências na sessão, os demais estiveram presentes.

Sem matérias para o expediente, o presidente Gilberto Veloso concedeu a tribuna para o Grande Expediente.

O vereador Edson Manoel dos Anjos solicitou a Mesa Diretora a sua saída do plenário por conta de um compromisso.

Em sua fala, o vereador Neto Félix respondeu às críticas feitas ao seu trabalho na última sessão, cobrando que o mesmo fiscalizasse também o Poder Executivo Municipal, rebatendo a referida fala dizendo que não precisa que ninguém diga como ele deve trabalhar. Defendeu a gestão municipal sobre as notícias veiculadas na última semana em vários veículos de comunicação da Paraíba. Uma delas era sobre a transparência pública do município que aparece numa lista de cidades zeradas quanto a esse quesito no site do TCE PB. O mesmo informou que o site website “Turmalina” do TCE PB ainda não avaliou o endereço eletrônico da Prefeitura de Juripiranga e que a matéria foi distorcida. Também questionou a divulgação equivocada sobre a licitação de um cofee-break no valor de 52.789 reais pela Prefeitura de Juripiranga, explicando que este valor dividido em 12 meses fica em 4.399 reais, sendo este último valor ainda dividido pelas 08 secretarias municipais, o que daria segundo ele 549 reais, o que na sua visão é um valor aceitável, tendo em vista a quantidade de eventos no município. Disse também que a Câmara já ultrapassou este gasto com salgados, comprovados em dois empenhos. Por fim, informou que foi feita uma dispensa de licitação de nº 01/2021 na Casa Legislativa, na qual foi licitado o valor de 39.527,32. Segundo ele, no site do Sagres consta que foram feitos 04 pagamentos para a empresa que dão um total de 45.527,32, 6 mil reais a mais do que foi licitado. O vereador cedeu uma parte de sua fala para o presidente Gilberto Veloso explicar, não obtendo resposta, fazendo em seguida críticas a postura do referido presidente.

O presidente Gilberto Veloso usou a sua fala para rebater ao vereador Neto Félix, dizendo que o mesmo fiscaliza a Casa Legislativa e que aceita as críticas de forma tranquila, mas discordou negando que tenha licitado um valor e gasto outro a mais. Também questionou o vereador Neto Félix como foi que a gestão municipal gastou mais de 10 mil reais para fazer a inauguração de uma piscina em uma escola pública e nenhum vereador cobrou transparência nestes números. Também pediu explicações sobre gastos no ano de 2021 pela gestão municipal com o aluguel de 04 carros sem que nenhum vereador questionasse. Ao final, antes de findar a sessão, o presidente Gilberto Veloso disse que existe fiscalização por parte de alguns vereadores apenas para um lado. Ainda assim, disse que está tranquilo e consciente de que é um agente público, se colocando à disposição para ser cobrado, da mesma forma que cobrará as ações da gestão municipal e que isso se chama democracia.