Em sessão acalorada, plenário da Câmara Municipal de Juripiranga analisa PLs e indicações em pauta.

A Câmara Municipal de Juripiranga, através da Mesa Diretora, realizou mais uma sessão ordinária na noite desta segunda-feira dia 20 de março, para analisar matérias em trâmite na Casa.

Todos os vereadores estiveram presentes na sessão.

EM PAUTA

Diversas matérias entraram em pauta na sessão, que foram:

– PL004/2023, que autoriza o chefe do Poder Executivo a reduzir o valor percentual de alíquota incidente e imóveis de uso residencial, alterando os artigos complementares Nº 614/2017;

– PL006/2023, altera e unifica as leis municipais de números 567/2015, 527/2013 e 334/2003 que dispõe sobre a Política Municipal de Atendimento dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA e Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente;

– Análise da Indicação 01/23, do gabinete do vereador Edson Manoel dos Anjos, que solicita a gestão municipal, que as pinturas dos prédios públicos utilizem as tintas com as cores da bandeira do município;

– Análise da Indicação 02/23, do gabinete do vereador Roberto Oliveira da Costa Junior, que solicita a gestão municipal, que seja feita a pavimentação e o esgotamento sanitário, na Rua Piauí na área por trás da academia;

– Indicação Coletiva 001/23, dos gabinetes dos vereadores Sérgio Cabral, Edson Manoel dos Anjos, José Félix da Silva Neto, Marinaldo Lima, Elton José e José Cláudio Cândido, que solicitam a distribuição de sopa no Sítio Barra, a construção de uma passagem molhada no referido sítio e de uma cobertura na parada para os ônibus escolares naquela mesma localidade.

Os projetos de Lei foram encaminhados para as comissões competentes emitirem os seus pareceres a posteriori.

Com a exceção da Indicação 02/23 do vereador Roberto Oliveira da Costa Junior, que teve sua indicação reprovada pela maioria, sendo considerada pelos pares com inconsistências e equívocos, as demais indicações foram submetidas a apreciação do plenário, onde não encontraram questionamentos e, colocadas em votação foram aprovadas unanimemente.

GRANDE EXPEDIENTE

Durante o espaço de uso da tribuna, travou-se um debate acalorado envolvendo vereadores da situação e oposição.

Em sua fala, o vereador Marinaldo Lima, justificou porque não aprovou a indicação do colega vereador Roberto Oliveira Costa Junior, explicando que a referida indicação não continha a verdade, afirmando que o calçamento da Rua Piauí está realizado, restando apenas um entendimento entre a gestão municipal e os proprietários de duas garagens para concluir a urbanização do local. Aproveitou a oportunidade para elencar as realizações da atual gestão, rechaçando o termo “abandono da cidade” usado pelo colega vereador em sua indicação não aprovada.

O vereador Neto Félix, também manifestou a sua posição em não aprovar a indicação do vereador Roberto Costa Junior, refutando o trecho da matéria reprovada em plenário que cita o abandono da cidade pela atual gestão, defendendo-a trazendo à tona, diversas situações de abandono da cidade, sob sua ótica, da gestão anterior. Cobrou ainda atualização do site da Câmara, sobretudo no ano de 2021.

O vereador Sérgio Cabral agradeceu a gestão municipal pela pavimentação do beco de Inácio que dá acesso à Avenida Brasil, obra que está sendo realizada. Cobrou explicações do presidente Gilberto Veloso sobre a obra que está sendo feita na Casa Legislativa, com a retirada do banheiro que fica por trás do plenário para ser construído uma copa, que segundo ele, foi dito pelo secretário da Casa, Ramos Neto e pelo pedreiro da obra, que seria para dar apoio a funerais no referido ambiente. Ele disse também que vindo em momento na Câmara, o banheiro estava sendo refeito, perguntando ao presidente, por conta disso por qual razão a obra estar sendo desfeita. Em resposta, o presidente disse em conversa com os colegas, voltou atrás e cancelou a modificação para que não comprometesse a estrutura do prédio. O vereador Sérgio Cabral encerrou a sua fala exaltando o prefeito Tom Maroja, destacando sua gestão à frente do município.

O vereador Caio da Costa (Caioca) em sua fala disse que os vereadores de oposição trabalham pelo bem do município, assim como os demais e que discussões e divergências fazem parte do debate, mas que a prioridade sempre vai ser o povo.

O vereador Edson Manoel dos Anjos agradeceu o atendimento da gestão municipal à uma indicação sua, fazendo a reforma no Cemitério. Por fim, defendeu a honestidade do prefeito Tom Maroja, exaltando também a sua administração.

O vereador José Cláudio Cândido disse que a reprovação da indicação do vereador Roberto Costa Junior, não foi nada pessoal e que o nobre colega possa trazer solicitações corretas da próxima vez. Também falou positivamente da gestão municipal, prometendo anúncios importantes para o município em breve.

O presidente Gilberto Veloso destacou que pelo bem da cidade, sempre será votado na Casa o que for melhor para o município. Afirmou que não existe no município uma oposição que queira o mal do população, reiterando que faz uma oposição com responsabilidade e respeito, sobretudo aos juripiranguenses, encerrando a sessão.