Primeiro PL do ano entra em pauta na Câmara Municipal de Juripiranga.

Nesta segunda-feira dia 06 de março, vereadores de Juripiranga se reuniram em mais uma sessão ordinária na Câmara Municipal.

Todos os vereadores marcaram presença.

PAUTA

Entrou em pauta o PL 001/2023, que dispõe sobre o reajuste do vencimento básico dos servidores públicos municipais, efetivos ou prestadores de serviço, aposentados e pensionistas, conforme o piso salarial nacional vigente. O referido projeto de Lei foi encaminhado para trâmite e análise nas comissões competentes.

GRANDE EXPEDIENTE

O vereador Neto Félix usou inicialmente a palavra para lamentar o falecimento do ex-vereador Danda da Saúde, que segundo ele, cumpriu com a sua missão na Casa enquanto vereador, assim como também o falecimento de Manoel Junior, ex-prefeito de Pedras de Fogo. Em seguida fez duas indicações, sendo a primeira solicitando uma reforma na Biblioteca Municipal, a fim de dar mais comodidade aos leitores e estudantes do município e a segunda sugerindo a construção de um Campo Society no formato de uma arena, para a prática da modalidade esportiva FUT7, que vem se consolidando em toda a região.

O vereador Caio da Costa (Caioca) usou a palavra para também prestar solidariedade as famílias do ex-vereador Danda da Saúde e de Manoel Júnior, pelos seus respectivos falecimentos, destacando os serviços prestados de cada um. Aproveitou também para solicitar a gestão municipal que resolva o problema dos moradores do Sítio Barra que estão reivindicando o conserto da bomba d’água que quebra constantemente, ocasionando na paralisação do abastecimento naquela localidade. O referido vereador sugeriu que ao invés de ficar consertando, a gestão municipal providenciasse a compra de uma bomba nova para resolver o problema. Também apresentou um pedido do povo daquela mesma localidade que pedem a recuperação da estrada de acesso a comunidade que vem tendo dificuldade de tráfego, por conta das últimas chuvas. O vereador Neto Félix solicitou uma parte na fala do vereador Caioca, que foi prontamente atendido. Ele esclareceu que a tubulação original do sistema de abastecimento d’água do Sítio Barra que era mais grossa, foi substituída por uma de diâmetro menor, o que comprometeu o fluxo de chegada da água na localidade. Assim, a atual gestão recuperou o sistema de tubulação anterior, explicando também foi providenciado um novo poço e a compra de uma nova bomba, que se encontra em processo de licitação, além de terem solicitado a instalação de uma rede trifásica, para que não ocorra as constantes quedas de energia. Aproveitou para parabenizar também os estudantes que foram aprovados no SISU, e que ingressarão em diversas faculdades da região, algo que orgulha todo o município.

O vereador Marinaldo Lima Também homenageou seu ex-colega de legislatura, o ex-vereador Danda da Saúde, lamentando o seu falecimento e se solidarizando com a sua família. Prestou também condolências à família do ex-prefeito de Pedras de Fogo, Manoel Júnior, a quem o mesmo seguiu por vários mandatos e que teve serviços prestados em toda a região. Disse também que a reivindicação do vereador Caioca é justa e que a gestão municipal já está providenciando o que for necessário para normalizar o abastecimento d’água no Sítio Barra. Por fim celebrou a sensibilidade do Governo do Estado em atender à reivindicação da Prefeitura Municipal para recuperar o asfalto da Avenida Brasil, obra que está prestes a se iniciar.

O vereador José Cláudio (Claudinho) também usou a sua fala para lamentar a morte do ex-vereador Danda da Saúde e prestar condolências a sua família, dizendo que os mesmos foram companheiros na mesma legislatura. Também lamentou o falecimento do prefeito de Pedras de Fogo, Manoel Júnior, dizendo que com o mesmo, compartilhou vários momentos importantes. Agradeceu ao grupo da situação pela acolhida e que a intenção é continuar se dedicando ao povo de Juripiranga como sempre fez.

Encerrando a sessão, o presidente Gilberto Veloso corroborou com a reivindicação do vereador Caioca, dizendo que também foi cobrado pelos moradores do Sítio Barra por conta da situação da falta d’água na localidade. Parabenizou os 31 alunos da Escola Estadual Teonas da Cunha Cavalcanti pelo excelente desempenho no SISU, numa aprovação recorde na história do município. Ressaltou que o resultado é fruto da dedicação dos professores, gestores e funcionários daquela escola. Por fim, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, o mesmo parabenizou as mulheres juripiranguenses pelo seu dia, em especial, as mulheres servidoras da Casa Caio Correia de Araújo, que trabalham dedicadamente todos os dias, não esquecendo da sua mãe e de sua esposa, que segundo ele são figuras fundamentais na sua vida, finalizando a sua fala lamentando também pelo falecimento e dando adeus ao já saudoso Danda da Saúde que fez um importante trabalho na saúde do povo de Juripiranga, assim como prestou solidariedade aos familiares e ao povo de Pedras de Fogo pela perda do prefeito Manoel Júnior.