Em sessão ordinária, vereadores aprovam PL 014/22 e indicações legislativas.

Dando sequência as atividades relativas ao ano legislativo, vereadores se reuniram na noite desta segunda-feira dia 30 de maio em mais uma sessão ordinária na Câmara de Juripiranga.

Na ocasião, todos os vereadores marcaram presença.

Na sessão, foi deliberada a análise e votação das seguintes matérias:

Indicação 03/22, do gabinete do vereador Gilberto Veloso, que solicitou a reconstrução da ponte na Rua Mato Grosso, sentido Praça Antônio Maneiro;

Indicação 08/22, do gabinete do vereador José Félix da Silva Neto, que solicita uma ampla reforma da Praça Frei Damião;

Indicação 02/22, do gabinete do vereador Edson Manoel dos Anjos, solicitando a aquisição por parte do Poder Executivo Municipal, de um terreno na Rua Amazonas para a construção do novo prédio da Prefeitura de Juripiranga, onde se instalariam todas as secretarias, cedendo assim o atual prédio da gestão municipal para que seja implantado um museu do município;

Indicação 02/22, do gabinete do vereador José Cláudio Cândido da Silva, solicitando a limpeza da vala entre os quintais da Rua Paraná com os da Avenida Brasil;

PL014/22, que dispõe sobre a instituição de incentivo variável por desempenho de metas do programa “Previne Brasil”.

Todas as indicações foram submetidas a discussão e, não havendo questionamentos, foram levadas a votação e aprovadas por unanimidade.

O PL014/22, que já havia tramitado pelas comissões competentes que emitiram parecer favorável a matéria, foi então submetido a discussão e, não havendo vereador que quisesse discutir, o mesmo foi colocado em primeira votação e aprovado por unanimidade. Seguindo o protocolo regimental da Casa, o presidente Gilberto Veloso deu uma pausa de 30 minutos na sessão para a realização da segunda votação. No retorno, o referido projeto de Lei foi submetido a segunda votação e aprovado por unanimidade, sendo encaminhado para a sanção do prefeito.

No Grande Expediente, o vereador Edson Manoel dos Anjos, usou a tribuna para agradecer aos colegas pela aprovação da sua indicação, justificando que várias casas na Rua Amazonas abandonadas estão servindo de esconderijo e que a construção de um Centro Administrativo no local abrigando todas as secretarias traria além de tudo, mais segurança para os moradores, sem falar que a cessão do atual prédio da Prefeitura de Juripiranga para abrigar um museu da cidade traria respeito e preservação à memória do município.

O vereador José Félix da Silva Neto parabenizou os colegas pela aprovação de suas respectivas indicações e agradeceu o voto de confiança demonstrado na aprovação de sua indicação para a reforma da Praça Frei Damião, justificando o grande benefício social e de lazer para os moradores do Conjunto Caio Correia de Araújo, promovido por este referido equipamento público. Parabenizou a todos também pela aprovação do PL014/22, convidando o secretário municipal de saúde, Jammes Wallysom Ferreira de Araújo para falar sobre a matéria aprovada.

Antes, porém, o vereador José Cláudio Cândido da Silva, usou a tribuna para agradecer pela aprovação de sua indicação, dizendo que faz necessária uma intervenção da gestão municipal, fazendo a limpeza da vala dos quintais da Rua Paraná com a Avenida Brasil, principalmente neste período chuvoso, que causa transtornos aos moradores da localidade.

O vereador Marinaldo Lima da Silva também parabenizou os colegas pela aprovação de suas indicações, destacando a importância de todas elas para o município

Convidado para falar sobre o programa “Previne Brasil”, o secretário Jammes aproveitou o espaço cedido para explicar como se opera o referido programa, que substituiu o antigo PMAC (Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica), ressaltando que o “Previne Brasil” contempla as equipes de saúde que atingem determinados níveis de desempenho, só que com uma redução drástica de recursos em relação ao antigo PMAC, ressaltando que a gestão municipal fez um esforço para que os recursos do programa fossem repassados em sua totalidade para os servidores da saúde sem causar-lhes prejuízo e valorizá-los da forma merecida.

O presidente Gilberto Veloso parabenizou o secretário de saúde por sua atuação na pasta, agradeceu os colegas pela aprovação de sua indicação, parabenizando também os mesmos pela aprovação das outras indicações, encerrando assim a sessão ordinária.