PL007/2022 e indicações entram em pauta em sessão ordinária

Vereadores se reuniram na noite desta segunda-feira dia 28 de março em mais uma sessão ordinária na Câmara Municipal de Juripiranga, dando continuidade ao ano legislativo da Casa.

Contando com a presença de quase a totalidade de vereadores, com a exceção do vereador Marinaldo Lima, que não compareceu, mais justificou a sua ausência, a reunião fez a análise e discussão do PL007/2022.

O referido projeto de Lei,  que altera o anexo I da Lei 730/2022, alterando a tabela de remuneração do Magistério do município de Juripiranga, referente aos cargos técnicos da referida lei, que dispões sobre 33,24% como percentual de reajuste para o ano de 2022, com carga horária de 30 horas semanais, já havia tramitado nas comissões de Finanças, Orçamento e Fiscalização e de Justiça e Redação, que emitiram pareceres favoráveis ao mesmo, sendo assim levados a discussão e votação, tendo sido aprovados por unanimidade, deixando-o apto para ser analisado em plenário.

Sendo assim, o PL007/2022 foi levado ao plenário para discussão e votação em primeiro turno e, não havendo quem quisesse discutir, foi votado e aprovado por unanimidade. Obedecendo o regimento da Casa, a sessão foi interrompida por meia hora para a segunda votação. No segundo turno, novamente sem questionamentos, o projeto de lei foi colocado em votação e aprovado de novo por unanimidade, sendo então encaminhado para a sanção do prefeito.

No Grande Expediente, o vereador José Félix da Silva Neto felicitou o atual secretário de infraestrutura do município, Rozil Pereira pelo seu aniversário no último dia 25 de março. Também se solidarizou com a família do servidor público Edmilson Costa de Medeiros, conhecido como “Major”, tratorista da Prefeitura de Juripiranga, que faleceu naquela data, solicitando na ocasião um minuto de silêncio no plenário da Casa. O vereador ainda fez duas indicação por meio oral. A primeira, solicitando para que se colocasse na Ata da sessão, para que seja instalada pela gestão municipal, uma rede de internet wifi pública em localidades do município como a Praça Central nas imediações do Mercado Municipal e da feira-livre, visando dar conectividade aos comerciantes e consumidores, facilitando as negociações por meio de pagamento com cartão de crédito e por pix, fazendo girar a economia do município. A segunda indicação do vereador foi para que a gestão municipal em parceria com a Energisa instale no Loteamento São Sebastião a rede elétrica, vista como necessária para expansão daquela localidade.

O vereador José Cláudio Cândido usou a sua fala para esclarecer as dúvidas em relação ao PL006/2022, que dispõe sobre a concessão do Abono Fundeb aos profissionais da educação básica do município de Juripiranga, explicando que o mesmo foi aprovado por unanimidade em plenário, sem prever descontos que atingisse a classe de profissionais da educação. O vereador explicou que nem os vereadores de oposição e de situação concordaram com o desconto e que a ideia de vetar partiu do Poder Executivo, mas que depois da polêmica, acabou desistindo, permanecendo o projeto de Lei da forma como foi aprovado, dizendo que quem ganha com isso é a população de Juripiranga. Também prestou condolências à família do tratorista “Major” pelo seu falecimento.

O presidente Gilberto Veloso também externou seus sentimentos pelo falecimento do tratorista “Major” dizendo que ele era um velho companheiro de trabalho. Também prestou condolências a família de Jonas Alemão, que faleceu na última semana e que era figura conhecida e destacada em Juripiranga, encerrando assim a sessão.