Abono Fundeb é aprovado por unanimidade em sessão plenária.

Vereadores se reuniram na noite desta segunda-feira dia 21 de março em mais uma sessão plenária ordinária na Câmara Municipal de Juripiranga para analisar matérias em trâmite na Casa.

Com a totalidade de vereadores presentes, a sessão teve como pauta a leitura do do PL007/2022, que altera o anexo I da Lei 730/2022, alterando a tabela de remuneração do Magistério do município de Juripiranga, referente aos cargos técnicos da referida lei, que dispões sobre 33,24% como percentual de reajuste para o ano de 2022, com carga horária de 30 horas semanais, uma vez que foi identificado um erro de digitação dos valores anteriormente trazidos.

Em seguida, foram apresentados os pareceres das Comissões de Finanças, Orçamento e Fiscalização e Justiça e Redação sobre o PL006/2022, que dispõe sobre a concessão do Abono Fundeb aos profissionais da educação básica do município de Juripiranga.

Também foi apresentada a indicação 03/2022, de autoria do gabinete do vereador José Félix da Silva Neto, que solicita do Poder Executivo Municipal a construção de uma passagem molhada no Sítio Paraibinha, para facilitar a locomoção dos moradores daquela comunidade, principalmente no período de chuva. Um Voto de Aplauso 01/2022 de autoria do vereador Edson Manoel dos Anjos, também foi apresentado, em benefício de Luciene Maroja Guedes, secretária de desenvolvimento social e estendido a todos os servidores da pasta, pelos serviços prestados a população. Tanto a indicação do vereador José Félix da Silva Neto, quanto o Voto de Aplauso do vereador Edson Manoel dos Anjos, não tiveram questionamentos e foram levados a votação e aprovados por unanimidade.

Como os pareceres das comissões competentes foram favoráveis ao PL006/2022, os mesmos foram levados a discussão e não tendo vereador que quisesse discutir, foram levados a votação e aprovados por unanimidade, tornando o projeto apto para a apreciação e votação. Em primeiro turno, o referido projeto foi levado a discussão e não tendo questionamentos, foi levado a votação e aprovado por unanimidade. A sessão foi suspensa por meia hora para a segunda votação, seguindo o rito da Casa. Na segunda votação, novamente não houve questionamentos e levado a plenário, foi votado e aprovado por unanimidade, sendo encaminhado para a sanção do prefeito.

No Grande Expediente, o vereador Marinaldo Lima, destacou a importância da aprovação do PL006/2022 que concede o Abono Fundeb aos profissionais da educação básica do município de Juripiranga, ressaltando o empenho da gestão municipal em valorizar a classe.

O vereador José Félix da Silva Neto usou suas palavras para parabenizar aos profissionais de educação pela aprovação do projeto, destacando a união e o empenho da classe que compareceram em grande número para acompanhar a análise de uma matéria tão importante para o município.

O vereador Edson Manoel dos Anjos justificou a homenagem a primeira-dama do município, Luciene Maroja Guedes, por estar segundo ele, desempenhando um importante papel a frente da Secretaria de Desenvolvimento Social do município. Parabenizou também aos poderes executivos e legislativos municipais e todos os profissionais de educação pela aprovação do Abono Fundeb.

O vereador José Cláudio Cândido também falou a respeito da aprovação do projeto do Abono Fundeb, parabenizando a toda a classe pelo benefício, apenas lamentando que o projeto poderia ter sido enviado pela gestão municipal desde o início do ano, tendo chegado tardiamente para análise da Casa. Ainda assim, destacou que nenhum vereador se omitiu, aprovando por unanimidade a matéria.

O vereador Caioca também parabenizou os vereadores pela aprovação do PL006/2022 e se colocou a disposição da população para conquistar o que for melhor para o município, fala que foi endossada ao final da sessão pelo presidente da Casa, Gilberto Veloso que parabenizou também a classe da educação do município, que destacou o compromisso da Casa na aprovação do projeto.

E nada mais tendo a tratar, encerrou a sessão.