PLs e requerimentos são analisados e aprovados em sessão ordinária.

Na noite desta segunda-feira dia 14 de março, a Câmara Municipal de Juripiranga abriu mais uma vez as suas portas para receber os vereadores em mais uma sessão ordinária, dando prosseguimento ao ano legislativo.

Na ocasião, todos os vereadores compareceram à sessão.

Em pauta, a análise e votação de matérias em trâmite e requerimentos de autoria vereadores.

Inicialmente, o presidente da Casa, vereador Gilberto Veloso, recebeu o PL006/2022, de autoria do Poder Executivo Municipal, que dispõe sobre a concessão do Abono Fundeb, aos profissionais da educação básica do município de Juripiranga, na forma que se especifica. O referido projeto de lei foi encaminhado para as comissões competentes emitirem os seus pareceres.

Em seguida, foram lidas duas indicações advindas do gabinete do vereador José Félix da Silva Neto. A Indicação 01/22, que solicita do Poder Executivo Municipal a implantação de luminárias em led na Praça Frei Damião, localizada no Conjunto Caio Correia de Araújo. Já a Indicação 02/22, solicita a anexação ao calendário de eventos do município de Juripiranga, os eventos esportivos de futebol e futsal, nas modalidades masculina e feminina, assim como também a inclusão da Corrida de São Sebastião neste referido calendário.

Também foi apresentado o Voto de Aplauso 01/22, do gabinete do vereador José Cláudio Cândido, que solicita a honrosa concessão a Sra Hozana dos Santos Vieira.

Tanto as duas indicações do vereador José Félix da Silva Neto, quanto o Voto de Aplauso do vereador José Cláudio Cândido, foram submetidos a apreciação em plenário, votados e aprovados por unanimidade.

Em seguida foi apresentado o parecer da comissão de Justiça e Redação, acerca do PL04/22, de autoria do Poder Executivos Municipal, que dispõe sobre a inserção de profissionais da área de Serviço Social e de Psicologia nas escolas públicas da rede municipal de ensino. O parecer foi favorável, tornando o projeto de lei apto para ser discutido e votado. Não tendo vereador que quisesse discutir, o mesmo foi levado a primeira votação e aprovado por unanimidade. Seguindo o rito da Casa, o presidente suspendeu por meia hora a sessão ordinária para conclusão da segunda votação. Na retomada da sessão, o PL04/22 foi submetido a discussão pela segunda vez e não tendo questionamentos, foi levado a votação e, mais uma vez, aprovado por unanimidade, seguindo então para a sanção do prefeito.

No Grande Expediente, o vereador Marinaldo Lima, destacou a gestão municipal por diversas ações como corte de terra, distribuição de milho e algodão para os agricultores de Juripiranga, além do melhoramento do rebanho bovino, através de inseminação artificial para o melhoramento genético dos animais dos pequenos criadores.

Além de corroborar a fala do vereador Marinaldo Lima, o vereador José Félix da Silva Neto em sua fala, fez uma indicação de forma oral para que o Poder Executivo Municipal construa uma passagem molhada no Sítio Paraibinha, para facilitar o acesso a referida comunidade vislumbrando o período de chuvas.

O vereador José Cláudio Cândido agradeceu aos colegas pela aprovação do seu Voto de Aplauso a Sra Hozana dos Santos Vieira, assim como se disse bastante satisfeito ao se encontrar com vários agricultores que parabenizaram a disponibilização do trator pertencente ao vereador e presidente Gilberto Veloso, que tem beneficiado muitos trabalhadores da zona rural de Juripiranga.

E nada mais tendo a tratar, o presidente Gilberto Veloso, encerrou a sessão.