Vereadores participam de sessão ordinária virtual da Câmara de Vereadores de Juripiranga

Na noite desta segunda-feira dia 14 de fevereiro, vereadores se reuniram em mais uma sessão ordinária virtual da Câmara Municipal de Juripiranga. A adoção da reunião online obedece ao atual cenário de saúde pública, impactado pela pandemia do novo coronavirus, evitando assim aglomerações que possam disseminar a doença.

À exceção do vereador Caio da Costa Araújo, que não participou de sessão, mas justificou a sua ausência, os demais vereadores participaram da reunião virtual.

Iniciando os trabalhos, duas matérias de autoria do Poder Executivo Municipal foram apresentadas. O PL 001/22, que cria om cargo de psicólogo no quadro funcional da Prefeitura Municipal de Juripiranga e o PL 002/22, que cria o  cargo  de  psicólogo  educacional na estrutura dos funcionários efetivos do município de Juripiranga e o inclui no PCCR ( Plano de Cargos de Carreira) do magistério  na equipe técnica pedagógica dos Centros Educacionais. Ambos os projetos de lei foram encaminhados pelo presidente da Casa, o vereador Gilberto Veloso, para as comissões competentes emitirem os seus pareceres.

Na sequência foi realizada a primeira votação do PL003/22, que dispõe sobre o reajuste do vencimento básico dos servidores públicos municipais efetivos e/ou prestador de serviços, aposentados e pensionistas conforme o piso salário nacional vigente. O mesmo foi colocado em votação, não tendo contestação, sendo assim aprovado por unanimidade. Seguindo o rito protocolar da Casa, a sessão teve um intervalo de 30 minutos, antes da segunda votação. Na retomada da sessão, o PL003/22 foi colocado em segunda votação e, novamente, sem nenhuma discussão, foi aprovado por unanimidade, sendo encaminhado a sanção do Poder Executivo.

No Grande Expediente, o vereador Neto Félix exaltou a realização da 1ª Corrida de São Sebastião pela gestão de cultura do município e, por meio de um requerimento oral, solicitou que a corrida seja incluída no calendário municipal de eventos. Também parabenizou a Secretaria Municipal de Cultura pela realização do Campeonato de Futsal nas modalidades feminino e masculino, solicitando também por meio de requerimento oral a inclusão deste campeonato no calendário de eventos do município.

O vereador Marinaldo Lima também parabenizou a Secretaria Municipal de Cultura pela exitosa gestão, assim como a iniciativa da gestão municipal em implantar a iluminação pública da Avenida Brasil, que segundo ele, embelezará ainda mais a principal artéria da cidade.

O vereador José Cláudio Cândido prestou solidariedade à família da presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juripiranga, Dona Ângela, pelo falecimento do seu sobrinho, com um voto de pesar e condolência aos familiares. Fez também uma cobrança a gestão municipal para que se dê uma atenção a Rua Sergipe, que se encontra com problemas de iluminação pública, levando-se em conta que é uma localidade de pessoas carentes.

O presidente da Casa, Gilberto Veloso, usou a sua fala parabenizar qualquer agente público que faça o bem pela população, deixando claro que tem o dever de reivindicar melhorias para o povo de Juripiranga, quando as coisas não estiverem dando certo.  Também prestou condolências à família de Dona Ângela do Sindicato pelo falecimento do seu sobrinho. Por fim, fez um apelo à população para que se cuidem, usem máscaras porque a contaminação pelo coronavirus voltou com muita força, pedindo para que todos tenham responsabilidade e juntos possam vencer essa doença e a nossa vida volte ao normal, encerrando assim a sessão.